quinta-feira, 8 de maio de 2008

Mais um pouco de chororô

Acabei de enviar aos jornais de Sorocaba o release do espetáculo desta semana. Desta vez, com a recorrente recusa dos jornais em publicar informações sobre a peça, coloquei no corpo do email um pequeno texto solicitando um pouco mais de atenção a nossos eventos. De certa maneira, parece dirigido exclusivamente ao Cruzeiro do Sul, mas a crítica/sugestão/reivindicação/sei lá o que deve atingir todos os veículos que recebem nossos releases e se esforçam em ignorá-los.

Ressalva feita à revista Bianchini, que entrou em contato durante a semana solicitando informações e fotos.

Voltamos à mesma situação da semana passada. Parece que precisamos mendigar espaço na mídia. O Eli criou um tópico no orkut sobre essa situação. Leiam que vale a pena. E abaixo, segue o texto do email:

"Boa tarde.

Segue em anexo release do espetáculo "Christo Rei", do Grupo Manto.

Gostaria de solicitar ao veículos que, na impossibilidade da divulgação, seja por restrições espaciais ou editoriais, nos comuniquem. Ficamos sempre no aguardo de que nosso espetáculo seja divulgado e sempre nos deparamos com a infeliz surpresa do silêncio. Estamos, assim como o espetáculo "Do Outro Lado do Rio", trabalhando com verba pública via Linc (Lei de Incentivo à Cultura n° 5736/98) e acreditamos que o público da cidade deve ter o direito de ser avisado dos eventos que são viabilizados dessa maneira.

A prática da divulgação restrita à estréia atrapalha em muito nossa temporada. Cumprimos contrato de três meses de apresentações e o público procura os jornais/veículos de comunicação para planejar o seu fim-de-semana. Se não encontra informações sobre nossa peça, deixa de ter acesso a um espetáculo que foi pago com seu dinheiro. Para se ter uma base, nossa previsão de público é de 5.000 pessoas na temporada toda. Nosso projeto está orçado em R$70.000,00, sendo que R$50.000,00 nos foram disponibilizados pela LINC. Assim, cada pessoa que for assistir, conta com o subsídio público de R$10,00 no seu ingresso. Paga apenas R$4,00, que entra para o Grupo como complemento de verba, não lucro. Essa conta pode ser conferida na planilha apresentada à CDC-LINC. Deixando de divulgar o espetáculo (e os demais eventos custeados com verba pública), o jornal deixa de cumprir o seu papel de agente de comunicação e fiscalização

Sugerimos que, assim como os cinemas têm a sua programação exibida diariamente, com detalhes, que seja reservado um espaço para a divulgação teatral. Mesmo que não possamos contar com matérias completas, com fotos e ficha técnica, o que é até inteligível, seria interessante que o modelo dos jornais da capital fosse seguido. Aliás, não há novidade nessa proposta, já que antigamente existia uma agenda com seções "cinema", "teatro", "shows" etc.

Não enviamos fotos por email para não lotar as caixas de entrada. No blog da peça é possível fazer o download das imagens em alta-resolução, além de colher informações detalhadas.

Agradeço a atenção de todos. Surgindo dúvidas, por favor, entrem em contato.

Sucesso!"

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