segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

De árvores e concreto

Não tenho mais o costume adolescente de sair criticando tudo o que é feito pelo poder público. Não me alinho com diversos blogs dessa cidade do interior na cruzada por uma forma de socialismo ainda arraigada na discussão teórica, longe da realidade. Aliás, desse vício eu me livrei ainda em 2003, quando saí da FFLCH, entre outras coisas, pelo pensamento chato e o patrulhamento imbecil que imperava no meio estudantil. Como dizem lá os ultrapolitizados, fui pra ECA dos alienados, aqueles que não discutem o movimento estudantil e só vivem de festa. Mas sabíamos fazer festa; como sabíamos!

Enfim, isso foi só para falar do novo piso da praça Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Fui lá ontem, para assistir ao entediante show da Leila Pinheiro (desculpem o pleonasmo) e na ocasião foi inaugurada a reforma que, à Niemeyer, substituiu todo o gramado da área onde acontecem os shows por paralelepípedos. Tira-se o conforto pela conveniência de não pisar no barro, transforma a experiência do contato com um terreno natural pela suposta assepsia do concreto. Os pais que gostam de levar os filhos para um passeio matinal no domingo, ao invés de deixarem as crianças soltas pelo parque, preocupavam-se com uma possível queda no concreto. É a típica besteira feita para agradar a setores conservadores da sociedade, mas paga com o dinheiro de todos.

Tenho inúmeras restrições ao repertório e pensamento que norteia os shows realizados naquele parque, mas, de fato, criaram um hábito nos sorocabanos de prestigiar shows e espetáculos fora do eixo teatro/clube. Não é uma revolução, como prega o produtor responsável, mas uma alternativa viável. Uma proposta que resvala mais na melhoria da qualidade de vida dos habitantes que uma nova forma de pensar a ocupação dos espaços públicos. Claro que eu poderia ficar aqui discursando que o parque está num bairro nobre, que a população como um todo não tem acesso e tal, mas nem esse é o espaço ideal nem essa é minha preocupação. Os parques acessíveis vêm sendo feitos, mas se naquele que sediou o piloto dos shows ao ar livre a concretagem já começou, o que será dos próximos?


Ofertas: DVD Amy Winehouse "I Told You I Was Trouble" | CD Amy Winehouse "Back to Black" | CD Amy Winehouse "Frank"

Nenhum comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé