sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Redes wi-fi em Sorocaba

Um novo post depois de quase 4 meses de ausência no blog. Muito trabalho, muitos problemas, mas também um Twitter muito mais atualizado. A rapidez e a mobilidade da ferramenta acabaram diminuindo consideravelmente meus updates por aqui. Mas, enfim, voltei porque o assunto não poderia ser tratado por lá.

Desde que comprei um iPod Touch tenho usado-o quase como um computador portátil. A facilidade na sua utilização tem-me feito praticamente abandonar o PC. E como passo muito tempo do meu dia fora de casa, comecei a caçar aqui em Sorocaba os lugares que oferecem acesso à internet por wi-fi. Foi até motivo de um twit há algum tempo a quase inexistência de estabelecimentos que acordaram para o poder de fidelização que um sistema de internet sem fio proporciona.

Obviamente, digo isso como heavy-user de internet, que depende do acesso para o trabalho e satisfação pessoal (hahahahaha). Mas falo de fidelização porque se encontro um local com wi-fi, passo lá muito mais tempo do que passaria normalmente, gastando, obviamente, muito mais.

Então, vamos à lista de bares com acesso à internet:

Salomé: Tem wi-fi com alcance bastante amplo. Já cheguei a encontrar sinal do roteador a duas quadras do bar. Rede fechada, é só solicitar a senha ao garçom.

Quiosque da Brahma no Shopping Esplanada: Rede fechada; é necessário solicitar a senha no balcão. Velocidade bem alta.

Jucalemão: Rede aberta, sem necessidade de senha. Velocidade alta e alcance amplo. Já twitei de dentro do cinema do Esplanada usando essa rede.

Baronesas: Rede fechada. Velocidade boa. O problema é o bar, completamente fechado e quente. Vale a pena entrar pra pegar uma cerveja, a senha e ficar do lado de fora.

Snooker do Gastão: Botequinho simpático na Vila Santana, em frente à igreja Santa Rita. Parei lá um dia para me refrescar da maratona de bike e achei uma rede aberta e bem rápida.

Praça de alimentação do Extra Santa Rosália: rede aberta e bem ruim. Sinal difícil de ser encontrado e lento. No mesmo local tem uma rede do Mc Donald’s, que muito de vez em quando funciona.

Tentáculos: a loja de roupas customizadas, que oferece pocket shows sempre, tem uma rede bem rápida. Fechada, é necessário pedir a senha.

Maranello: Localizado na marginal que liga Sorocaba a Votorantim, o posto oferece uma rede rápida e de alcance bem amplo. Para aquele twit de conveniência, vale a pena. Peça a senha no balcão.

Micheluccio: Oferece wi-fi fechada, com alcance bem amplo.

Ragazzo: rede fechada, mas lenta. Instável, já não encontrei o sinal dentro do restaurante ou achei de dentro do Burger King.

Fran’s Café: a rede funciona pelo sistema da Vex. Você só conecta se já tiver um provedor contratado. Tentei comprar um Voucher para utilizar, mas é absurdamente caro. Não vale a pena.

Paiol: Oferece wi-fi, mas ainda não testei. Recebi a dica pelo @grecodeluca. De acordo com ele, a rede é fechada e não muito rápida. Para acessar, é só pedir a senha ao "garção".

Expresso: Esse só descobri porque o @grecodeluca contou. Não curto o lugar; gente feia e mal educada compõem sua peculiar fauna. Mas oferece uma rede fechada e rápida.

Asteroid: o bar do pessoal do Wry tem wi-fi fechada e rápida. Basta solicitar a senha na recepção. Aliás, foi a resposta deles a um twit meu que motivou este post.

Padaria Real: Em pleno apagão que assolou 18 estados brasileiros, a Padaria Real do Campolim foi um dos poucos lugares que se mantiveram acesos, sem prejuízo das geladeiras ou do sistema de pagamentos. Fiquei twitando de lá enquanto a cidade estava às escuras. Uma rede rápida e aberta, que só caiu no início da madrugada porque a Net (Skavurska!) como um todo caiu.

Sucaria Saziki: Para os abstêmios que reclamam que só listei bares, segue uma opção saudável. A tradicional sucaria do Campolim oferece acesso à internet por uma rede fechada. Mas é só pedir a senha no balcão. No dia em que testei o acesso demorou muito, bastante lento. Testarei novamente em breve.

Botequim da Francisca: O bar das cervejas do mundo todo tem uma rede rápida e estável. Fechada, basta solicitar a senha ao garçom.

Rede Pública de Sorocaba: A pior de todas as redes wi-fi a que já me tentei conectar. Desculpem o termo, mas PQP, é um serviço dos mais porcos que já vi. Tipo o piso do centro. Fica o recado para a administração municipal: se não sabe brincar, não desce pro play. Não ofereça um serviço que não domina.

Aos poucos, atualizarei o post. Se você conhece mais alguma rede, comente e vamos aumentar essa lista. Comentem também as impressões que tiveram sobre cada estabelecimento e em quais seria muito interessante uma rede wi-fi disponível.

8 comentários:

Fluoreto disse...

ótima lista

Unknown disse...

Pra quem ficou curioso sobre o @asteroidbar: http://asteroid.art.br

Esse post está me motivando a comprar um celular moderno (o meu não usa nem chip, acredite) ou quem sabe um netbook...

Joice Lyra disse...

No Columbia tb tem e é bem bom!
Sexta-feira estaremos lá testando a rede do Asteroid né?!

Matped disse...

Na cordeiro pneus na general Carneiro tem wi-fi na faixa e tbm na farma ponte da Av. Nogueira Padilha.

Show do post! Vlw

C Fox disse...

Massa Tiago, agora deu até vontade de adquirir um desses indispensáveis mobiles.


Ah, parabéns pelo blog!

nátali hernandes. disse...

amei as dicas e o texto. realmente. tbm sou mega viciada!

rahaloha disse...

nossa, no gastão eu nao acreditei auhauhau maior barzinho de velho, deve ser de alguma casa por perto, só pode! hahaha

Hank disse...

Sensacional! "O problema é o bar, completamente fechado e quente. Vale a pena entrar pra pegar uma cerveja, a senha e ficar do lado de fora." OWNED

Anúncio provido pelo BuscaPé